ILPF
ENGENHARIA AGRONÔMICA
ITALO ALBUQUERQUE
KALLEBE GOMES DA SILVA
RAFAEL SARMENTO
TIAGO SANTANA
Projeto ILPF
Araguatins - TO
2013
ITALO ALBUQUERQUE
KALLEBE GOMES DA SILVA
RAFAEL SARMENTO
TIAGO SANTANA
PROJETO ILPF
Trabalho apresentado à disciplina de Silvicultura, do Curso de Bacharelado em Agronomia, do IFTO campus Araguatins, como avaliação da composição da segunda nota.
Professor da disciplina:
Prof. Dsc. Marcos André
Araguatins, TO – Brasil
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Na região do bico do papagaio as áreas apresentam algum grau de degradação, com baixa capacidade produtiva de forragens e conseqüente baixa produção de carne e/ou leite. Uma alternativa rentável para estas áreas é a adoção da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia e outros, na mesma área, em plantio consorciado, seqüencial ou rotacionado, aproveitando as interações entre eles. A ILPF, aliada a práticas conservacionistas como o Sistema Plantio Direto é uma alternativa econômica e sustentável para recuperar áreas de pastagens degradadas.Estudos científicos e experiências de produtores revelam que a implantação da ILPF resulta em vantagens econômicos, ambientais e sociais como a implantação de cultura comercial na região nas entrelinhas, e também o consórcio com espécie forrageira preparando o terreno para lotação com animais quando a floresta estiver em altura favorável para os animais.
Objetivo
O alvo da implantação do sistema ILPF é tirar proveito da interação entre as culturas de grãos, floresta e pastagem para cobrir as despesas iniciais da implantação tendo em vista aspectos de mercado atrativo para o arroz, milho e