Políticas Públicas para o Desenvolvimento da ILPF no Brasil
CARACTERIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LÁTEX/BORRACHA NATURAL
E IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS GARGALOS PARA O CRESCIMENTO
CARLOS OMINE; MÁRCIA AZANHA FERRAZ DIAS DE MORAES;
BANCO BRASIL
SÃO PAULO - SP - BRASIL mafdmora@esalq.usp.br APRESENTAÇÃO SEM PRESENÇA DE DEBATEDOR
SISTEMAS AGROALIMENTARES E CADEIAS AGROINDUSTRIAIS
Caracterização da Cadeia produtiva do Látex/Borracha Natural e identificação dos principais gargalos para o crescimento
Grupo Pesquisa: 4: Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais
Resumo
Realizou-se uma caracterização da cadeia produtiva da borracha do Brasil, considerando-se três elos principais: a produção agrícola (seringueira), a produção de látex e seu beneficiamento. O Brasil responde atualmente por 1% da produção mundial de látex, sendo importador do produto. A crescente produção no estado de São Paulo com melhores condições edafoclimáticas pode alterar este cenário. Analisou-se o valor necessário para investimentos para implementação de seringais, a forma de fixação de preços da borracha natural e do látex.
Procedeu-se ao levantamento de dados primários e entrevistas com agentes do setor para identificar os principais gargalos para a expansão da atividade..
Observou-se que o custo de implantação de um hectarede seringueira, incluindo o cumprimento de legislação específica chega a R$ 6.000,00, que é difícil de ser arcado pelos pequenos produtores, considerando-se a ausência de linhas de crédito oficiais compatíveis com o retorno da atividade. No que refere à formação de preços, observou-se que a legislação pertinente e os acordos entre os intervenientes especifica que os preços pagos são ajustados aos valores do látex importado. Deste modo, os preços nacionais estão alinhados com o mercado internacional, e sofrem o impacto da taxa de câmbio. Praticamente 70% do preço fica com o produtor de látex e
30% com a indústria beneficiadora, conforme entendimento entre os agentes da cadeia produtiva.
As