Portugal na U.E
A União Europeia (UE) é constituída por vinte e oito países europeus que participam num projeto de integração política e económica e por esse motivo estão todos agrupados neste bloco económico.
O Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE) são os tratados que definem a União Europeia e que vieram ao longo dos anos a criá-la e o Tratado de Maastricht estabelece os fundamentos da futura integração política, os acordos de segurança e política exterior e a integração monetária (através do euro). Para que todas as funções da UE sejam devidamente cumpridas conta-se com a ajuda das seguintes instituições: Parlamento, Comissão, Conselho e o Tribunal de Justiça, nestes órgãos existem representantes de todos os países membros.
Objetivos da União Europeia:
- Incentivar o desenvolvimento económico dos países;
- Reduzir as desigualdades sociais e económicas;
- Apostar cada vez mais nas condições de comércio livre entre os países membros;
- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
- Promover a unidade económica e política da Europa;
- Proporcionar a todos um ambiente de harmonia e equilíbrio na Europa.
A União Europeia é também o maior bloco económico do mundo, que têm os principais setores de atividade que são: a indústria, as finanças, o turismo, a agricultura e a tecnologia. A sua taxa de desemprego é era de 10.6% em 2012 e a sua respetiva força de trabalho de 230 milhões de trabalhadores.
Principais produtos exportados: máquinas, veículos, aviões, plásticos, produtos farmacêuticos, ferro, aço, produtos químicos, tecidos, celulose, carne.
Principais produtos importados: máquinas, aviões, veículos, plásticos, produtos químicos, petróleo bruto, tecidos e alimentos.
Portugal, UE e a Zona Euro
Portugal é um dos 28 países que faz parte