movimento indígena
MOVIMENTO INDÍGENA – LUTA PELA TERRA
Novembro - 2013
INTRODUÇÃO
Seminário apresentado sobre o tema Movimento Indígena – Luta pela Terra, onde explanamos a luta do povo indígena por um espaço de terra e por reconhecimento.
ASPECTO METODOLÓGICO
No seminário apresentado conseguimos através de pesquisas via internet, revistas e livros verificar que para as terras tradicionalmente ocupadas, a Constituição determina que a União deve promover a demarcação administrativa, considerando as áreas habitadas em caráter permanente, as utilizadas em suas atividades produtivas e as imprescindíveis a preservação ambiental e a reprodução física e cultural relativa ao povo indígena.
JUSTIFICATIVA No tema: Movimento indígena – Luta pela terra, abordamos a luta do povo indígena pela demarcação das terras (TI). Damos destaque a PEC 215, sendo a mesma de suma importância no movimento indígena, e para exemplificar essa luta, trazemos a trajetória de duas aldeias indígenas “guaranis”, situadas no Pico do Jaraguá (SP), onde as mesmas lutam por seus direitos de posse de terra.
MOVIMENTO INDÍGENA – LUTA PELA TERRA
MOVIMENTO INDÍGENA
É o conjunto de estratégias e ações que as comunidades e organizações indígenas desenvolveram em defesa de seus direitos e interesses coletivos.
ORGANIZAÇÃO INDÍGENA
É a forma pela qual uma comunidade ou povo indígena organiza seus trabalhos, suas lutas e sua vida coletiva. Sendo assim, toda comunidade indígena possui sua organização ou organizações. Ela é como tal uma organização social própria. A existência de organização é uma necessidade coletiva, uma vez que a convivência só é possível com um mínimo de ordenação interna em que haja definição de objetivos, metas, estratégias e ações a serem