Grande demais para falir
Desafio
Sensibilizar o produtor rural para as questões de sustentabilidade e capacitá-lo para as melhores práticas agrícolas, a fim de aprimorar o primeiro e mais frágil elo da cadeia de valor.
Ação
Foram feitas palestras, parcerias e programas, elaboradas novas publicações e eventos de capacitação, assim como mantido o rígido controle dos contratos firmados, entre outras iniciativas.
Resultado
As ações na área de Agricultura Sustentável permitiram estreitar o relacionamento com produtores locais (em iniciativas como o programa Lavouras do Brasil e o evento Dias de Campo), e assegurar que seus fornecedores estejam enquadrados nas exigências socioambientais adotadas pela empresa, o que também ocasionou a elevação do número de produtores bloqueados por não conformidades.
Capacitação para as melhores práticas agrícolas
O foco do pilar Agricultura Sustentável está na sensibilização do produtor rural para a questão da sustentabilidade e na capacitação para as melhores práticas agrícolas, com o objetivo de aprimorar o primeiro e mais frágil elo da cadeia de valor, que não conta com a atuação direta da Bunge. Atualmente, em torno de 35 mil produtores rurais se relacionam com a empresa.
A proposta de minimizar o impacto negativo das atividades rurais e incentivar a produção responsável está estruturada em quatro etapas: conscientização e sensibilização, capacitação, reconhecimento e sanções. Para cada uma das etapas, a Bunge dispõe de um conjunto de ações, que são acompanhadas de forma criteriosa, com o objetivo de promover a sustentabilidade no campo e, opor conseqüência, em toda a cadeia produtiva.
Conscientização e sensibilização Para sensibilizar e conscientizar o setor agrícola, a Bunge realiza palestras, publicações, programas e parcerias que proporcionem conhecimento técnico na área de agricultura conservacionista e de legislação para incentivar boas práticas trabalhistas. Entre essas iniciativas estão a parceria com a Embrapa,