Empreendedorismo
O tema empreendedorismo parece não ser tão antigo quanto é, mas, segundo Hisrisch e Peters (2004) existe desde a Idade Média, tendo a palavra originado-se do Francês com o significado de “estar entre”.
A Administração e o empreendedorismo têm um papel de destaque na sociedade, grandes organizações têm como comandantes administradores, empreendedores montam micro e pequenas empresas e que absorvem uma grande mão de obra, gerando renda e emprego, tudo isso influi diretamente no nosso cotidiano. A Administração e o empreendedorismo não podem ser tratados como temas distintos, pois um completa o outro e ambos, tanto administradores quanto os empreendedores são “tomadores” de decisões. Um Administrador formado sem características de um empreendedor, provavelmente não será um profissional de sucesso, da mesma forma, um empreendedor que monta o próprio negócio e que não usa dos conceitos básicos de administração, provavelmente não alcançará os objetivos em seu empreendimento. O ideal é unir as características de um bom profissional da administração juntamente com as de um bom empreendedor, resultando na formação de um profissional bem sucedido.
Através das leituras desenvolvidas foi possível perceber a dimensão que o tema abrange e qual é a relação que ele tem com as outras áreas da organização, por isso pode-se afirmar que não existe apenas um conceito para definir empreendedorismo, mas sim inúmeros.
A idéia de espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios. Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito da palavra designa a pessoa que cria uma empresa (MAXIMIANO, 2006, p. 1).
Conforme Hisrich e Peters (2004, p. 27), “o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor”, ou seja, empreender não é copiar e sim, inventar e fazer acontecer, fazer valer.
Normalmente, quando se percebe um