PROCESSOS OSMÓTICOS E SUAS APLICAÇÕES
Barueri
2013
Sumário
Introdução
Os Processos osmóticos e suas aplicações, o qual esse está diretamente relacionado no processo de difusão em que as partículas que são dotadas de energia cinética tendem à sempre estarem em movimento, já a osmose ocorre com a difusão da água através de uma membrana semipermeável que a partir da pressão osmótica dividida em: hipertônica e hipotônica no qual se aplicando uma pressão sobre a solução maior do que a já mencionada ocorre o processo denominado osmose inversa.
Processos osmóticos
Difusão A difusão é o movimento de partículas (moléculas ou íons) de uma região para outra como mostra a figura:
Este movimento ocorre porque as partículas são dotadas de energia cinética e tendem sempre a se movimentar. A difusão acontece a favor de um gradiente de concentração, ou seja, de uma região muito concentrada de alguma molécula para uma pouco concentrada e esse transporte não envolve gasto de energia. Em sistemas físicos um aumento na temperatura acelera a taxa de difusão, mas em sistemas biológicos apenas a diferença de concentração que faz a difusão ocorrer, pois dentro da célula a temperatura é sempre a mesma. A velocidade da difusão aumenta conforme aumenta o gradiente de concentração.
Pressão de difusão
A pressão de difusão é definida como "a tendência que diferentes partículas(moléculas ou íons) têm para a difusão". Assim sendo, quanto maior a energia cinética das partículas, maior será a sua pressão de difusão.
Osmose Um processo físico-químico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Existem alguns tipos de membranas como:
- Membranas permeáveis: são membranas que deixam difundir o solvente e o soluto.
- Membranas semipermeáveis: são membranas que deixam difundir apenas o solvente,