Cloreto de potassio
O potássio é matéria-prima indispensável, cerca de 95% da produção mundial é consumida na agricultura, sendo 90% desse total na forma de cloreto de potássio. O cloreto de potássio também é usado na saúde, pois atua sobre a atividade do músculo cardíaco uma vez que auxilia a permuta do metabolismo celular, constituindo-se em elemento de grande valia no tratamento de astenia muscular aguda, das arritmias cardíacas e da parestesia. Desempenha uma atividade fundamental também na terapia com corticosteróide, tiazidas e fármacos afins e nos pós-operatórios, assim como na terapêutica de náuseas, vômitos, acidose diabética e colite ulcerativa. O Cloreto de potássio tem diversas aplicações, meu trabalho abordará principalmente sua aplicação farmacêutica.
Aplicações Farmacêuticas do Cloreto de Potássio 2. Tópico 1: Descrição
O cloreto de potássio é um sal metal haleto formado pelo cloreto e o potássio.
HCl + KOH ----------> KCl +H2O
O uso do cloreto de potássio é amplamente difundido no meio médico, como repositor desse eletrólito no organismo. É usado em infusão venosa a 10% (KCL a 10%), diluído em solução fisiológica (SF 0,9%) ou em solução glicosada (SG 5%). Pode também ser encontrado na forma de comprimidos (Slow-K) para o mesmo fim.
O cloreto de potássio também é usado na culinária. Junto com o cloreto de sódio é vendido comercialmente como sal light, com baixo teor de sódio. A primeira extração comercial deste produto no Brasil foi feita pela extinta empresa estatal Petromisa nos anos 1970. No mundo, mais de 95% do cloreto de potássio é usado como adubo químico.
Como adubo químico o cloreto de potássio é largamente usado na agricultura, sendo a principal forma (cerca de 95%) de usar o potássio em fertilizantes. Em 2007, o Brasil consumiu 4,6 milhões de toneladas de cloreto de potássio, e produziu apenas 600 mil toneladas.
3.