determinação de cloreto água do mar e iodeto de potassio em xarope
Determinar a concentração cloretos na amostra da água do mar pelo método de Fajans. Determinar a concentração de iodeto de potássio em um xarope pelo método de Volhard.
INTRODUÇÃO
EXPERIENCIA 1: DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM ÁGUA DO MAR PELO MÉTODO DE FAJANS.
Água, definida no sentido químico, é um composto que, semelhantemente a todas as substâncias puras, tem uma composição definida e constante. Deveria então, como qualquer composto puro, exibir características químicas e físicas próprias e previsíveis. Sendo assim, poderíamos esperar que a água fosse sempre a mesma, independente de sua origem. Porém, isto não ocorre, já que a composição da água depende do tempo de contato da mesma com o solo terrestre, bem como do tipo de solo da região com que a água está em contato. Desta forma, a água captada numa região industrial terá características muito diferentes de uma captada numa floresta virgem. Da mesma maneira, uma água de origem mineral de determinada região, possui diferentes quantidades e diferentes tipos de contaminação de uma coletada em outra região. Método de Fajans -Os indicadores de adsorção foram introduzidos por Fajans. São corantes orgânicos, ácidos ou bases fracas (ânionicos ou catiônicos, respectivamente), que acusam o ponto final através de uma mudança de coloração sobre o precipitado. A mudança de coloração se deve à adsorção ou à dessorção do corante como conseqüência de uma modificação da dupla camada elétrica em torno das partículas do precipitado na passagem do ponto estequiométrico. Assim, o aparecimento ou o desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado servem para sinalizar o ponto final da titulação.
EXPERIENCIA 2: DETERMINAÇÃO DE IODETO DE POTÁSSIO EM XAROPE PELO METODO DE VOLHARD
Xaropes de iodeto de potássio são classificados como agentes antitussígenos. Estes agentes ajudam a reduzir a frequência da tosse. A tosse é um reflexo fisiológico de proteção, parcialmente sob o controle voluntário, e sua função é expelir