apostila 2 ano quimica
01) (PAS-1997) Vários cientistas desenvolveram diferentes modelos para explicar o comportamento da matéria. A respeito de alguns desses modelos, julgue os seguintes itens.
(1) O modelo de Mendeleev permitiu a previsão de elementos químicos desconhecidos, a partir da disposição dos elementos em uma tabela em ordem crescente de massa atômica.
(2) O modelo de Rutherford confirma a idéia de que o átomo seria uma esfera maciça indivisível.
(3) Segundo o modelo atômico de Bohr, quanto mais afastados do núcleo, menor será a energia dos elétrons.
(4) Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, elemento químico é um tipo de átomo que possui um determinado número de elétrons.
02) (PAS-1997) Com relação ao acidente radioativo de Goiânia que provocou a contaminação do ambiente pelo césio-137, julgue os itens abaixo.
(1) O césio-137 possui 137 nêutrons.
(2) Os moradores próximos da localidade em que está armazenado o lixo radioativo não correm perigo de uma explosão nuclear desse material.
(3) Após o período de sua meia-vida, metade dos átomos do césio-137 que estão emitindo radiação beta no lixo radiativo não terá mais o mesmo número de prótons que caracteriza o elemento químico césio.
(4) A radiação do césio não oferecia risco considerável à população quando estava na cápsula da bomba de césio, porque a mesma tinha um dispositivo que desativava a emissão de radiação pelo núcleo atômico.
Leia os textos a seguir para responder às questões 03 e 04.
A quantidade média de urânio existente na crosta terrestre é cerca de 4 gramas por tonelada de rocha, estando mais concentrada em alguns locais. O urânio é extraído utilizando-se técnicas de mineração a céu aberto (open pit) ou subterrâneas, dependendo da profundidade na qual o minério é encontrado. Em média, os minérios de urânio contêm de 10 kg a 30 kg de urânio por tonelada de rocha extraída. Nas reservas brasileiras, o urânio está associado ao fosfato, na jazida de Itatiaia (CE), ao molibdênio