biografia Piet Mondrian
Pieter Cornelis Mondriaan, mais conhecido como Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort em 1872. Ele iria se tornar um dos pioneiros da arte abstrata.
Iniciou sua carreira na Academia Real de Artes em Amsterdam, em 1892, onde pintou principalmente paisagens. Após os seus estudos, Mondrian experimentou com luz, cores e formas. Suas obras mais antigas seguem o estilo da Escola de Haia e dos impressionistas de Amsterdam, mas, por volta de 1909, Mondrian começou a pintar em um estilo mais abstrato.
Em 1911, mudou-se para Paris, onde se sentia em casa entre artistas abstratos e cubistas, como Picasso e Braque. Durante a Primeira Guerra Mundial, Mondrian pintou na Holanda. Ele foi um dos fundadores de "De Stijl" (O Estilo), um movimento artístico que influenciou a pintura, arquitetura e design europeus. Também começou a formular suas próprias teorias sobre estética. Ele chamava seu estilo, e os princípios artísticos subjacentes, de neoplasticismo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Mondrian fugiu para Nova York, onde encontrou inspiração no jazz e na arte moderna. Em 1944, Mondrian foi internado em um hospital devido a uma pneumonia e morreu poucos dias depois. Ele nunca terminou sua famosa obra Victory Boogie Woogie.
Com pincéis em punho, Mondrian iniciou-se principalmente no impressionismo e no naturalismo, mas gradativamente acabou transcendendo a natureza ao incluir tons brilhantes e um estilo cada vez mais abstrato. Em 1912, mudou-se para Paris, tendo contatado com outro estilo, o absorto cubismo de Picasso. Deixou de ser um semi-naturalista e embarcou no crescente movimento artístico da abstração.
Porém, ao invés de seguir a tendência do cubismo, Mondrian criou uma própria, que se acredita dever-se a sua busca espiritual. Desta forma, o artista de consagra como o pai do Neoplasticismo, movimento que defende a total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando as suas características mais próprias.