ROSE PAULA DIAS TCC
TERCEIRA IDADE ATIVA: os benefícios da prática da hidroginástica na capacidade funcional de idosos do grupo “BEM-VIVER” SESC/PA.
Rose Paula Dias Carvalho
Acadêmica CEDF/UEPA
E-mail: rosepaula13@yahoo.com.br
Professora Gláucia Lobato Kaneko
Orientadora do CEDF/UEPA
E-mail: glauciapersonal@yahoo.com.br
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo analisar a capacidade funcional/força de membros inferiores, de idosos independentes, na realização das atividades da vida diária (AVDs), capacidades essas potencializadas a partir da prática da hidroginástica. A não realização de exercício físico contribui no idoso para redução na aptidão funcional e sua dependência em realizar as atividades do dia-a-dia. A hidroginástica é um exercício físico aquático baseado no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga e do empuxo como redutor de impacto, e fortalece os elementos das capacidades funcionais, particularmente a força, que estão diretamente ligados à independência e autonomia dos idosos, tornando-os ativos e, assim, aumentando seus desempenhos nas execuções das AVDs. A pesquisa foi realizada no SESC – DOCA/PA, no grupo “BEM-VIVER” com idosos que praticam duas vezes na semana, a hidroginástica. A pesquisa de campo utilizou como instrumentos os acervos bibliográficos e um questionário com perguntas específicas relacionadas à capacidade funcional/força dos membros inferiores dos idosos e seus desempenhos em realizar as AVDs. Através da analise do questionário e das informações adquiridas durante a pesquisa, confirmamos que a prática da hidroginástica contribui na melhoria da capacidade funcional/força dos idosos ao realizarem as atividades da vida diária.
Palavras-Chave: Idoso. Hidroginástica. AVDs. Capacidade Funcional/Força.
INTRODUÇÃO
O aumento da expectativa de vida provoca um crescimento do número de pessoas com idade acima de 65 anos. A população passa por um processo de envelhecimento, no qual conduz uma redução progressiva das capacidades funcionais do