Cloreto de Potássio
- Forma: sólido
- Cor: branco
- Odor: inodoro
- pH: 5,5 – 8,0
- Temperaturas específicas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado físico
- Temperatura de fusão: 773ºC
- Temperatura de ebulição: 1413ºC
- Solubilidade: em água: 330 g/l em etanol: quase insolúvel em éter: insolúvel
INCI Name: Potassium Chloride
No CAS: 7447-40-7
Fórmula: KCl
Peso Molecular: 74,55
DCB: 01907.01-8
PROPRIEDADES
Suplemento de potássio.
O potássio é o cátion predominante no interior da célula. O conteúdo intracelular de sódio é relativamente baixo. No líquido intracelular predomina o sódio, e o conteúdo de potássio é baixo.
Uma enzima ligada à membrana, adenosinatrifosfatase sódio-potássio dependente, transporta de forma ativa sódio ao exterior e potássio para o interior das células para manter os gradientes de concentração.
Eles são necessários para a condução dos impulsos nervosos em tecidos especiais, como o coração, cérebro e o músculo esquelético, e para a manutenção da função renal normal e do equilíbrio ácido-base.
São necessárias altas concentrações intracelulares de potássio para numerosos processos metabólicos celulares. Eliminam-se por via renal 90% da dose.
INDICAÇÕES
Hipopotassemia com alcalose metabólica ou sem ela, na intoxicação digitálica. Profilaxia da hipopotassemia na cirrose hepática com ascite, diarréia grave, nefropatia com perda de potássio.
REAÇÕES ADVERSAS
Para as apresentações farmacêuticas orais: diarréia, náuseas e vômitos. São de incidência rara: confusão, ritmos cardíacos irregulares, dispnéia, ansiedade, cansaço ou debilidade não habitual, debilidade ou peso nas pernas, intumescimento ou formigamento em mãos, pés ou lábios.
PRECAUÇÕES
Deve ter-se cuidado ao tentar corrigir a hipopotassemia para evitar uma sobre compensação que possa resultar em hiperpotassemia acompanhada de arritmias cardíacas. A concentração normal de potássio sérico nos adultos é de 3,5 a 5