Processos gerenciais
De acordo com a proposta de trabalho apresentada, podemos mencionar vários pontos por onde Marcelo deve começar desenvolver seu papel de gestor.
Temos duas abordagens diferentes a serem consideradas, a primeira é a de Robert L. Karz, que diz que o sucesso de um administrador depende do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas do que seus traços particulares de personalidade, ou seja a habilidade de extrair o melhor que cada um pode oferecer, onde o fazer é melhor do que ser.
Habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
Katz menciona três tipos de habilidade importantes:
Habilidades Técnicas: quando se utiliza o conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas especificas, as habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, com o trabalho, como processos materiais ou objetos físicos e concretos, nessa habilidade é fácil trabalhar, pois se trata de coisas e números que são estáticos e inertes, podemos dizer que Marcelo domina muito bem essa habilidade, ele sempre desenvolveu a parte técnica sem nenhuma dificuldade.
Habilidades Humanas: é a capacidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas, é a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal, saber motivar no momento oportuno e resolver conflitos pessoais, desenvolver a cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas. Marcelo precisa desenvolver essa habilidade, ele não sabe lidar com as pessoas, sua área de atuação sempre foram coisas concretas, números, cálculos, agora ele precisa aprender a se inteirar, se comunicar com a equipe, deixando os medos e receios de lado, se envolver com as pessoas para que ele possa conhecê-las e saber como motivar e liderá-las.
Habilidades Conceituais: consiste na capacidade de ter uma visão