Processos gerenciais
Um estrategista que conhece sua missão consegue traçar sua rota que geralmente começa num ponto de partida, onde dispõe de um conjunto de coordenadas, que permite avaliar o melhor caminho, considerando as características de rota e tendo como balizamento chegar a um destino definido.
O planejamento envolve várias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudança. Nada está estático nos dias atuais, e planejar envolve estar ligado no futuro como mostra CHIAVENATO (2007) no PLT.
É questão fundamental pensar no futuro, e para que isso seja bem sucedido o planejamento se torna peça crucial.
RESUMO
O planejamento é uma das principais funções do administrador dentro do Processo Administrativo.
Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento.
Palavras chave: planejamento; resultados; organização; desenvolvimento.
2. Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial
ETAPA 1:
PASSO 1
Segundo CHIAVENATO (2007)
Dá-se o nome de planejamento a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.
Seus efeitos e consequências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar a 10, 15 ou 20 anos dependendo do projeto.
O planejamento não se baseia em dados ou informações