Poster psicologia
Pensamento Contrafactutal Efeito do Agente
Joana Geada, Maria Guiomar, Matlde Pêgo, Maria Street de Almeida e Silva
Introdução: O pensamento contrafactual é um pensamento que trata duma possibilidade passada que não se verificou, por assim dizer que são alternativas da realidade que não chegaram a acontecer. Segundo Kahneman, D. and Tversky, A. (1982), a curto prazo fazemos mais alternativas às acções do que inacções porém a longo prazo a situação inverte-se. Foi-nos proporcionado fazer uma experiência baseada na destes dois teóricos para procurar concordar com a teoria do efeito do agente. Nesta experiência estão presentes dois cenários com resultado negativo, sendo um a curto prazo e outro a longo prazo, feito a dois níveis etários: adolescentes e idosos.
Método:
Cenário Longo Prazo - Consequência Nega nário Curto Prazo - Consequência Negatva
12 10 8 6 4 2 0
O Gráfico 1 apresenta as percentagens obtidas através das repostas do cenário a curto prazo (consequência negativa). Assim, podemos observar que 55% dos adolescentes opta pelo João na maioria, e 45% pelo Paulo. Já os Idosos 40% no João e na maioria, 60% no Paulo.
Gráfico 1 - Cenário a Curto Prazo com consequência negativa
Gráfico 2 – Cenário a Longo Prazo com consequência negativa
12 10 8 6 4 2 0
O Gráfico 2 apresenta as percentagens obtidas através das repostas do cenário a longo prazo (consequência negativa). Neste podemos observar que 45% dos adolescentes opta pelo João na minoria, e 55% pelo Paulo, na maioria. Já os Idosos têm mais tendência a optar pelo João , 55%, do que no Paulo, 45%.
Discussão: O pensamento contrafactual é um pensamento que trata duma possibilidade passada que não se verifcou. As nossas hipóteses, que são elas o facto da consequência refectca no cenário a curto prazo, demonstram diferença nos seus resultados, provocada pela idade; verifca-se uma tendência oposta no cenário a longo prazo no nosso estudo. Assim,