Projeto de intervenção
“AMIGO DO PEITO”
IDENTIFICAÇÃO. A Cidade de Sapucaia localizada na meso-região do Sudeste Paraense e micro–região de Redenção, 630 km distante da capital Belém, sua área geográfica é de 1.303,8 Km², possui população residente - Total, 5.047, Pessoas. (Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010).
INDICADORES ECONOMICOS. A produção de trabalho é basicamente a pecuária e comércio.
A pecuária é uma das principais fontes econômicas no município de Sapucaia, notadamente a pecuária leiteira é a base principal de economia relacionada a agricultura familiar. O perfil econômico do município de Sapucaia é baseado primordialmente na produção agropecuária sustentada por pequenos, médios e grandes produtores rurais, sobretudo, os produtores ligados à pecuária de corte e leite. O nível de geração de empregos no município é considerado razoável. Uma parcela bastante expressiva da população da Cidade (sede do Município) está empregada no mercado informal, e a outra menor parcela, se encontra empregada principalmente nos órgãos públicos do Município. Deve–se enfatizar como setor de maior importância na geração de empregos e renda, o setor do meio rural do Município de Sapucaia.
INDICADORES SOCIAIS.
SAÚDE PÚBLICA. A área da saúde apresenta característica semelhante aos demais municípios do estado, ou seja, as necessidades da população não são atendidas satisfatoriamente. O município possui cinco estabelecimentos de saúde, sendo: um HPP (hospital de Pequeno Porte) e três PSF’s (Posto de Saúde da Família), atualmente em pleno funcionamento. ABASTECIMENTO DE ÁGUA. Até o momento, somente a sede do município e beneficiada com sistema de abastecimento d’água, cujo mesmo, advém de poços artesianos perfurados e instalados na Cidade. Deve–se ressaltar, que a água fornecida para o consumo humano, não recebe um tratamento adequado, funcionando, portanto como fator de risco à Saúde da população. Quanto às