PROCESSOS GERENCIAIS
O mundo tem se tornado cada vez mais tecnológico. E se, para a maioria da população que ainda não se encontra na terceira idade já é um obstáculo acompanhar toda essa evolução tecnológica, para o idoso a dificuldade é bem maior.
No cotidiano do idoso já são introduzidas várias tecnologias (obrigatórias, por sinal) através de um simples controle remoto de tv, rádio- relógio digital, celulares e caixas eletrônicos, e na maioria das vezes o mesmo encontra-se “perdido” no tempo.
Partimos do ponto de que, quando o idoso acredita em seu potencial de aprendizagem torna-se responsável por seu desenvolvimento e assim, é capaz de dominar as rotinas de uso de ferramentas informatizadas. As pesquisas têm revelado que idosos podem aprender a usar o computador, embora necessitem de aproximadamente o dobro do tempo que os adultos mais jovens (KACHAR, 2003).
OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto é a inclusão do idoso ao mundo informatizado. Com o trabalho realizado nas oficinas no Pólo de Apoio o idoso será capaz de se familiarizar com diversos softwares como: Word, PowerPoint e Internet (web) assim como correio eletrônico. Assim, o mesmo será capaz de construir textos, realizar apresentações e “navegar na internet” trazendo assim o mundo para perto de si.
Ao final do período de aprendizado, receberá um Certificado de Conclusão e haverá também possibilidade de alguns se tornarem “tutores” de novas turmas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O projeto também tem por objetivo promover a cidadania, motivar os idosos a se inserirem no mundo informatizado.
Também incentiva e gera estímulos que viabilizam o aperfeiçoamento de aspectos cognitivos, como atenção, percepção e coordenação motora.
Além de tudo, a inclusão digital para a terceira idade faz com que este grupo se sinta pertencente ao mundo globalizado em que se vive. A Inclusão digital é a democratização do acesso ao mundo da informática.
JUSTIFICATIVA
De acordo com o Instituto Brasileiro de