processos gerenciais
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO: COLETA SELETIVA – PLANEJAMENTO 6
2.1. EMPRESA – IMPLANTAÇÃO 6
2.2 ADMINISTRADOR 7
2.3. AMBIENTE EMPRESARIAL 7
2.4. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 8
3. PLANEJAMENTO 8
3.1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 9
3.2. PLANEJAMENTO TÁTICO 9
3.3. PLANEJAMENTO OPERACIONAL 9
4. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR E PROJETO 9
4.1. PLANEJAR 10
4.2. ORGANIZAR 10
4.3. DIRIGIR 10
4.4. CONTROLAR 10
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O Tema degradação ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um problema com grandes dimensões, debatido em todos os meios, haja vista a crescente degradação ambiental presente na atualidade e o fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida da população mundial.
Dentro desse contexto a coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas,recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriamtiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursosnaturais não renováveis aumenta a necessidade dereaproveitamento dos materiais recicláveis, que sãoseparados na coleta seletiva de lixo. Este projeto temcomo finalidade indicar os principais passos para aviabilização da implantação de uma empresa atuante do ramo de coleta seletiva, de forma simples e objetiva.
2. DESENVOLVIMENTO: COLETA SELETIVA – PLANEJAMENTO
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.
Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado, além disso, o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais.
No Brasil, dos 5561 municípios, somente em 135 existem coleta seletiva e na maior parte dos casos a coleta é realizada pelos Catadores organizados em cooperativas ou associações.
A