Processos Gerenciais
Este trabalho tem como objetivo abordar o conceito de planejamento apresentando as diferenças entre Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Sobre os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, que abordam sobre Planejamento principalmente nas empresas para que essas possam alcançar o sucesso tendo uma visão ampliada para o futuro. Abordaremos também sobre a importância da Organização, Direção e Controle. Administrar significa tornar possível, escolher opções, definir entre várias alternativas o melhor custo da ação.
Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais utilizada, tudo requer um planejamento. Planejamento para começar a fazer uma faculdade, planejamento para comprar um carro, planejamento familiar.
Etapa um
As definições e os tipos de Planejamento
Planejamento está relacionado o futuro, é a preparação indispensável em qualquer atividade, tem como principal objetivo antever imprevistos prevendo o máximo possível de possibilidades para solucionar obstáculos. O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam resultados esperados. As empresas que tomam decisões de momento, ou seja,
Sem um planejamento adequado, correm o risco de ficarem comprometidas no futuro. Existem três tipos de Planejamento, são eles:
# Planejamento Estratégico: Ele é elaborado pelos donos da empresa ou por empreendedores, seu período de tempo é de longo prazo, nele se define aonde se quer chegar e o que deve ser feito para eles conseguirem o objetivo, com isso conseguem diminuir as incertezas sobre determinadas coisas no futuro. É preciso ter uma boa dose de intuição para projetar ações para o futuro.
O Planejamento Estratégico passa por algumas etapas, são elas:
A análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades.
Formulação de alternativas: o que fazer