redes sociais
CURSO ADMINISTRAÇÃO DIURNO
1º SEMESTRE
REDES SOCIAIS
COMPONENTES:
Bruna Oliveira
Fernando Martins
Franciele Brutti
Gabrieli Zambeli
Rafaela Müller
Tatiana Ventura
Santa Maria, RS, Brasil
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A grande explosão e popularização das redes sociais, redes que interligam através da Internet grupos de usuários com interesses e objetivos comuns, como o Facebook por exemplo, já é uma realidade cada vez mais cotidiana em nossas vidas. Mas o crescimento deste grande instrumento de comunicação social tem despertado também o interesse comercial das empresas. Os setores de Markenting e de Propaganda das mais diversas organizações têm investido e apostado nesse “mundo virtual” para aumentar suas vendas e popularizar suas marcas. Veremos neste trabalho de pesquisa o conceito de rede social, as redes que se tornaram mais populares atualmente, seus índices de acesso e de que forma este instrumento de comunicação tem se tornado uma potente ferramenta empresarial.
1- CONCEITO DE REDES SOCIAIS
Entre as diversas significações que “rede” (network) vem adquirindo, podemos adotar de modo geral, mas suficientemente claro, a seguinte definição:
“Sistema de nodos e elos; uma estrutura sem fronteiras; uma comunidade não geográfica; um sistema de apoio ou um sistema físico que se pareça com uma árvore ou uma rede”.
A rede social, derivando deste conceito, passa a representar:
“Um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.
As redes sociais são iniciadas, a maioria das vezes, em espaços informais da sociedade a partir da tomada de consciência de uma comunidade de interesses e/ou de valores entre seus participantes. Entre as motivações mais significativas estão os assuntos de caráter social-global, nacional, regional,