Processos Gerenciais
Administração de Conflitos.
Existem vários níveis de conflitos, sendo que a identificação de cada um de seus níveis pode nos auxiliar significativamente na detecção da estratégia mais adequada para administrá-los com eficiência.
Temos, por exemplo, os conflitos latentes, ou seja, aqueles que são subjacentes, que, por vezes, as partes ainda não se conscientizaram deles. Estes, por sua vez, podem ainda ser transformados em Conflitos Percebidos, ou seja, os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, muito embora não haja ainda manifestações abertas a ele. Se a desavença evolui ainda para outro nível de discordância, ela pode se transformar num Conflito Sentido, ou seja, um conflito que já atinge ambas as partes no campo da emoção, e que opera de forma consciente. Se esta situação não for devidamente controlada, ela pode ocasionar conseqüentemente um Conflito Manifesto, ou seja, um conflito que já atingiu ambas as partes, e que já é percebido por terceiros, podendo interferir ainda na dinâmica da organização, trazendo a esta imensa prejuízos. Os Conflitos Sentidos e Manifestos precisam ser administrados sempre se levando em conta certos opções de solução ou controle. Já os Conflitos Latentes, estes podem evoluir, permanecendo estáveis ou mesmo desaparecendo. Quando esmagados, eles poderão retornar mais tarde sob a forma de Conflitos Manifestos.
Níveis de conflito.
Um conflito, frequentemente pode surgir de uma pequena diferença de opiniões, podendo se agravar e atingir um nível de hostilidade que chamamos de conflito destrutivo.
A seguir, é possível acompanhar a evolução dos conflitos e suas características:
Nível 1 - Discussão: é o estágio inicial do conflito; caracteriza-se normalmente por ser racional aberta e objetiva;
Nível 2 - Debate: neste estágio, as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. O grau de objetividade existente no