Processos gerenciais
Das qualidades que o líder deve desenvolver, pouco têm se considerado sobre as emoções no comportamento humano. A liderança situacional nos indica que o líder desenvolve o seu estilo de acordo com as variáveis externas do seu relacionamento com os colaboradores. Mas, o que dizer sobre a base emocional do líder na tomada de decisões? Os problemas não estão na realidade, mas na sua interpretação. As pessoas reagem às percepções da realidade e não à realidade em si. Muitas vezes as situações de mudança são enxergadas como ameaçadoras em detrimento às oportunidades de criar alternativas para a solução de problemas.
A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros.
Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A gestão da liderança implica em planejar a implementação da mudança e tentar trazer à tona as possíveis situações que possam surgir. Um erro, freqüentemente, acometido é a não exploração da situação atual da organização, não questionando, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não inovar uma prática empresarial mantida ao longo dos anos.
Os erros apontados neste texto são alguns dos indicativos, freqüentemente, observados em organizações nas