Modelosexplicativos sobre o processo de saúde, doença e cuidado
330 palavras
2 páginas
Diferentes modelos explicativos sobre o processo de saúde, doença e cuidado, destacando as vantagens e desvantagens (de cada um deles ). O Modelo Mágico-religioso ou xamanístico tem como vantagens a união dos clãs sobre a forma de um sacerdote, a manutenção da coesão social e pelo desenvolvimento inicial da prática médica e certa organização social entre os homens primitivos; modelo gratuito e predominante na antiguidade e como desvantagem, os pensamentos míticos, que não corresponde com a realidade, visão de poder sobre o povo, concepções tardias sobre saúde.
O Modelo holístico tem como vantagens o novo pensamento como um todo, desenvolvimento inicial da prática médica em conjunto a cura, leva em conta o grupo e não o individual, busca pelo equilíbrio corporal e como desvantagens a desfragmentação dos pensamentos de variações da saúde individualmente; nem sempre o corpo está em pleno equilíbrio.
O Modelo Empírico-Racional (hipocrático) tem como vantagens as explicações não sobrenaturais para a origem das doenças; desenvolvimento inicial sobre a origem do universo; busca pelo equilíbrio humano e o meio que vivem; diz que a saúde é fruto do equilíbrio dos humores e como desvantagem a causa principal os humores.
O Modelo biomédico tem vantagens a concentração em partes cada vez menores do corpo e como desvantagens a redução da saúde a um funcionamento mecânico.
O Modelo sistêmico tem como vantagens a incorporação da ideia de que diversos elementos do ecossistema contribuem para o processo de saúde – doença e como desvantagem a redução da saúde a um funcionamento mecânico; necessidade de um sistema de saúde complexo que contemple um conjunto de ações e serviços de saúde para atuar de forma efetiva.
O Modelo Biopsicossocial tem como vantagem que a saúde é vista de maneira integral, preocupando-se com o indivíduo como um todo, em todos os seus aspectos e como desvantagem, para que esse modelo funcione devidamente, deve-se ter uma equipe multidisciplinar, o que