Cronoanálise
Nos primórdios dos estudos da administração como ciência social, destaca-se o trabalho do americano Frederick W.Taylor, ao final do século XIX. O estudo denominado TEMPOS E MOVIMENTOS objetivou-se reduzir todo e qualquer desperdício do esforço humano. (Citar autor que defina o que foi o estudo dos tempos e movimentos na Administração Científica) Partindo de observações através de uma ferramenta criada pelo próprio Taylor, chamada de CRONOMETRAGEM (foi ele quem inventou isso???, refazer essa afirmação), onde através da coleta de leituras de medida de tempos gastos para melhor execução das tarefas otimizou-se os processos produtivos, melhorando assim a produtividade e por conseqüência ,a qualidade de vida dos próprios operários.
A CONTRIBUIÇÃO DA CRONOÁNALISE PARA A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO:
A administração da produção veio ao longo dos tempos contribuindo de forma positiva para o crescimento da produtividade nas indústrias, possibilitando assim visualizar melhor todos os processos envolvidos da cadeia produtiva.
Gerenciar uma indústria nos dias de hoje com total controle de seus processos não é uma tarefa fácil, sendo assim para se fazer tal mapeamento é necessário o uso de algumas ferramentas como a cronoánalise, que aliada a administração da produção contribui de forma positiva no auxilio de melhoria de métodos e tempos de processos,custo de mão de obra,preço de venda e ainda com melhor uso dos recursos utilizados nos meios de produção.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO:
DEFINIÇÃO: È um conjunto de componentes responsáveis por transformar insumos em produtos ou serviços acabados, de uma organização. E nesta transformação necessita de um elo entre gerência de produção, de marketing, responsável por identificar como vender e distribuir bens e serviços da organização, e gerência de finanças para saber de que forma os recursos financeiros