Processos fisicos e quimicos
Caracterização de Compostos Orgânicos
Alfenas – MG
2012
Caracterização de Compostos Orgânicos
Relatório da Disciplina de Processos Físicos e Químicos, do 1° Período do Curso de Biomedicina, da Universidade José do Rosário Velano.
Professora: Maria Etelvina
Alfenas – MG
2012
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 Ponto de Fusão
É a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o líquido, ou ainda, a temperatura em que os estados sólidos e líquidos se acham em equilíbrio.
O ponto de fusão depende da pressão atmosférica e da polaridade das substâncias. Para substâncias apolares, quanto maior o peso da molécula, maior será o ponto de ebulição. Para substâncias de peso molecular próximos, a mais polar possui maior ponto de ebulição.
Segundo Líbano, Martins (2008) O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância.
1.2 Ponto de Ebulição.
Ponto de fusão pode ser definido como sendo a temperatura na qual a pressão de vapor de um líquido é igual à pressão externa exercida sobre a superfície ou, ainda, é a temperatura em que o vapor é o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. Chama-se de ebulição normal a temperatura em que um liquido entra em ebulição à pressão de 760mmHg.
O ponto de ebulição de uma substância pura, a uma determinada pressão, é sempre exato e se mantém constante durante a ebulição, já os das misturas variam dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das