Processos físicos e químicos
Data de Realização da Experiência: 28/03/12 / Grupo: 07
Objetivo
Distinguir os fenômenos físicos e químicos.
Introdução
Para a ciência, fenômeno é qualquer acontecimento da natureza. Quando ocorre um fenômeno, uma transformação há alteração no sistema que se está estudando, ou seja, os estados iniciais e finais são diferentes. Consideramos como sistema um conjunto de materiais isolados para fins de estudo.
Os fenômenos são classificados em:
FÍSICOS – quaisquer transformações sofridas por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, isto é, não altera sua composição, sendo assim um processo reversível.
Exemplo: Se você deixar alguns cubos de gelo (água sólida) em um recipiente, expostos ao meio ambiente, esse gelo passará para o estado líquido, isto é, sofrerá fusão. Se o recipiente, agora com água líquida, continuar exposto ao meio ambiente, ocorrerá evaporação de água líquida, ou seja, teremos a água no estado gasoso (vapor d’ água).
[pic]
Derretimento do Gelo – Fenômeno Físico
Nessas situações não ocorrerá alteração na composição da matéria, há somente uma mudança no estado de agregação da água. A partir do resfriamento do vapor d’água pode-se obter novamente água líquida.
QUÍMICO – quaisquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração de sua constituição íntima, isto é, altera sua composição, sendo assim um processo irreversível, é formado através dos reagentes um novo produto
Exemplo: Quando você queima um pedaço de papel, constituído de celulose, ocorre à formação de uma nova substância de cor preta (carvão) e, simultaneamente, a formação de fumaça, constituída principalmente de vapor d’água e gás carbônico. Essas novas substâncias foram formadas pela reação química entre a celulose e o oxigênio do ar em combustão, sendo assim impossível reverter à reação novamente em um pedaço de papel.