Fenômenos Químicos e Físicos no Processo da Coalhada
INSTITUTO DE QUÍMICA
Introdução a Educação e Prática em Química I
Fenômenos Químicos e Físicos no Processo da Coalhada
Prof.: Dr. Onofre Salgado Siqueira
Campo Grande, MS
2013
INTRODUÇÃO O presente trabalho discorre sobre o assunto da coalhada ou leite coalhado, é a parte sólida, resultante da coagulação do leite, enquanto a parte líquida é designada por soro de leite. A coalhada contribui para o equilíbrio do intestino, promovendo o seu balanceamento e como resultado, modulando as diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente para idosos. Ilya Mechnikov, cientista russo, em suas investigações, concluiu que, as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação que prolonga a vida. A longevidade dos povos dos Balcãs, península no sudeste da Europa, era resultado de uma dieta rica em leites fermentados. A coalhada é base para o queijo “Labneh”, trazido pelos sírios para o Brasil.
OBJETIVO
É pertinente falar da coalhada pelos seus benefícios em relação a doenças, como a osteoporose, e pelo equilíbrio da flora intestinal. Resultando em qualidade de vida principalmente para os idosos e otimizar a visualização dos fenômenos químicos e físicos que ocorrem neste processo da obtenção da coalhada.
OBJETIVO GERAL Relatar os processos físico-químicos da coalhada para alunos de Ensino médio, visando atingir o maior número possível de alunos.
METODOLOGIA
Utilização de materiais disponíveis, como vidrarias e data show para visualização do Powerpoint, respectivamente no laboratório de química e em sala de aula, para mostrar as reações químicas e físicas no processo de fermentação, visando a