Processos educativos na educação infantil
O presente projeto tem como objetivo apresentar a musica e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da criança e sua interação social, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
Para que os pequenos desenvolvam percepções de timbre, duração, altura ou intensidade sonora – mesmo que não saibam nomear essas características na creche – o Educador deve cantar muito, tanto para o bebê, quanto nas atividades em grupo, além de estimular os pequenos a ouvir música, independentemente da idade. Assim que possível, deve organizar momentos para que as crianças acompanhem o canto utilizando instrumentos, batendo palmas ou coreografando gestos, sem exigir o ritmo exato. Desde cedo, os pequenos são capazes de reconhecer suas canções favoritas pelo movimento corporal. Jogos musicais, canções.
Justificativa:
A escolha deste tema tem por objetivo compreender de que maneira a música é compreendida no berçário como instrumento de comunicação e interação entre as crianças e os adultos que as cercam neste contexto. Durante o inicio deste ano foi possível observar o comportamento dos bebês perante som da música, os gestos, o bater palmas, isso lhes atrai muito a atenção. Quando se pratica atividades com música, as crianças logo atentam para o som, algumas dançam, outras prestam atenção nos gestos e rapidamente procuram repeti-los.
Desta forma, surge a motivação para a inicialização deste projeto, para compreender como a música é sentida no universo de comunicação das crianças, em que até mesmo como as crianças mais tímidas se expressam utilizando essa linguagem, e quais demonstrações apresentam.
Sendo assim observar se as atividades musicais ajudam a melhorar a concentração e a sensibilidade das crianças, trazendo benefícios também para o processo de aprendizado durante a aquisição de linguagem e comunicação com o mundo que a cerca.
Objetivo Geral: