Processos educativos na educação infantil
Autora: Jhenifer Cristina Zen
Prof. Orientadora: Cláudia Roberta Chiodini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED0257) – Estágio II
06/12/2012
RESUMO
Esse trabalho relata sobre a área de concentração escolhida para a realização do estágio, “Processos Educativos na Educação Infantil”. Ás vezes parece ser fácil falar de educação infantil, mas pelo contrário, precisa saber o que falar e é preciso entender seus significados. Os processos educativos na educação infantil envolvem os profissionais das instituições, as crianças e diversas atividades. Esse trabalho fala também sobre o estágio curricular supervisionado, explica o que é um estágio, qual o significado que a Uniasselvi propõe e qual a importância no currículo do acadêmico. Relata onde aconteceu á prática do estágio, fala um pouco sobre o professor de educação infantil e criança.
Palavras-chave: Educação Infantil. Estágio Curricular supervisionado. Prática do estágio.
1 INTRODUÇÃO
Quando falamos em processos educativos na educação infantil, se referimos logo em atividades que são desenvolvidas com crianças da educação infantil. Essas atividades cabem ao professor fazer um planejamento e segui-lo, de forma que haja um aprendizado para a criança absorver. São exemplos de processos educativos, hora da roda, hora da atividade, artes plásticas, hora da história, hora da brincadeira, hora do lanche/higiene, atividades físicas e atividades extraclasse. O professor sabendo delimitar essas atividades, as crianças terão um bom desenvolvimento e aprendizado.
O estágio é um componente curricular supervisionado proposto pela Uniasselvi, onde que estabelece à relação da teoria à prática, contribuindo para a formação do professor. Essa relação começa com a teoria, conforme as disciplinas estudadas e os semestres avançados, chega em uma etapa que o acadêmico terá que realizar o estágio, ou seja, aplicar à prática nas