Processos do Trabalho
OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL
EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO
Karen Ramos Camargo1
Resumo
O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do
Serviço Social, relacionados com o contexto da sociedade contemporânea, em que os desafios postos à categoria profissional devem ser identificados e enfrentados com novas perspectivas crítico propositivas de intervenção, para a construção de um projeto societário mais cidadão e a reafirmação do projeto ético-político da profissão.
Palavras-chaves: Processo de trabalho, Serviço Social e Sociedade Contemporânea.
1. Introdução
Os processos que vivenciamos na atualidade, decorrentes das mudanças estruturais advindas das transformações sócio-históricas, nas relações entre o Estado e a sociedade, submetida à ordem financeira do grande capital, incidem diretamente no ser e fazer profissional. Ressaltamos que esse contexto altera a demanda de trabalho do Assistente Social, modifica o mercado de trabalho, altera os processos de trabalho e as condições em que se realizam, nos quais os assistentes sociais ingressam enquanto profissionais assalariados.
Embora regulamentado como uma profissão liberal na sociedade, o Serviço Social não se realiza como tal. O Assistente social não detém todos os meios necessários para a
1
Assistente Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania/ FASC
1
Escola de Gestão Pública
Secretaria Municipal de Administração de Porto Alegre
REVISTA EGP
efetivação de seu trabalho: financeiros, técnicos e humanos necessários ao exercício profissional autônomo.
2. O contexto dos processos de trabalho do Serviço Social na contemporaneidade A condição de trabalhador assalariado não só enquadra o Assistente Social na relação de compra e venda da força de trabalho, mas molda a sua inserção socioinstitucional na sociedade brasileira. Essas relações de trabalho tendem a ser desregulamentadas e flexibilizadas.
Enfim,