AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
1328 palavras
6 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
Este trabalho expõe a respeito das expressões a questão social no surgimento do Serviço Social, a questão social no inicio do Serviço Social no Brasil, e na atualidade, como a população se manifesta contra as expressões da questão social na sociedade atual.
A questão social foi formada em volta das modificações econômicas, políticas e sociais advindas na Europa do Século XIX. Contudo as modificações societárias que vêm acontecendo nas economias capitalistas desde a década de 1970 têm alterado o tratamento teórico da questão.
Almejo abordar o tema da questão social no Brasil vista do ângulo de sua vinculação com a democracia e os direitos dela decorrentes, com evidência nos direitos econômicos e sociais, percebidos como direitos humanos fundamentais.
As diferenças sociais são inúmeras que vêm colaborando para a exclusão social, uns dos exteriores é a política oligárquica, o capitalismo e a globalização cognominando ao neoliberalismo econômico que acarretam sérias consequências para classe baixa como se aderindo pelo injusto salário, sem grau de instrução, sem direito de discutir pelo bem que enfim pode ser visto nos subúrbios de bairros e metrópoles que são distinguidos como periferias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As refrações da questão social no passado extrapolando no contxto da atualidade
A fundamental consideração de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social nasceu no século XIX, na Europa, e começou para determinar a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que permaneciam em pobreza crescente.
O procedimento de urbanização e industrialização ofereceu ascendência ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social