Processos de recrutamento e seleçao
O processo de recrutamento e seleção de pessoal, precisa ser aplicado com muita seriedade para de fato reter talentos às organizações, que será identificado nos processos da rotina de preenchimento de uma vaga em aberto, nos procedimentos de admissão pessoal, e ambos estarão integrados a estratégia de negócios da empresa. É importante todo o empenho nesse momento para organização de pessoal, que sejam alocadas em vagas onde elas tenham competências e aptidão para desempenhar as tarefas do cargo. Caso contrário à empresa correrá o risco de alocar pessoas que não tem requisitos necessários para desempenhar suas atividades,
Cocenza e Costa ( 2009, p.17), consideram que toda organização necessita de pessoal qualificado para desenvolver funções e tarefas que estão ligadas aos diversos setores de uma empresa. Assim, há a necessidade de recrutar e selecionar pessoal preparado para desenvolver trabalho direcionado para determinado tipo de função especifica.
Esses processos, seguindo requisitos criteriosos e sérios, agregam na maioria das vezes vantagens para os diversos contextos da organização, porém a sua prática ainda tem se revelado precária. Muitas vezes a indisponibilidade ou isenção de recursos, questões culturais e a má condução do processo evidenciam de forma direta, a distância existente entre teoria e prática, resultando em abismos que muitas vezes não conseguem ser ultrapassados no decorrer do caminho.
É notório que muitas organizações refletem descaso e negligência nos processos de contratações de empregados, independente do porte e do serviço e/ou produto oferecido. A repercussão desta postura adotada resulta nos processos de recrutamento e seleção, ônus e conseqüentemente afetam de forma negativa a imagem da organização diante da competitividade no mercado atual.
Na maioria das vezes, observa-se que as expectativas geradas quanto à contratação de pessoas, ainda não é “cem por