Processo de recrutamento e seleção
O trabalho executado está tratando do recrutamento e suas formas, que podem ser de duas maneiras, interno e externo, esse é o meio de atrair novos candidatos para ocupar novos cargos dentro de uma empresa. O recrutamento interno é mais rápido, mais seguro, porém menos vantajoso para a empresa, pois os candidatos ao processo de seleção já possuem um currículo na empresa e as experiências que tem estão anexadas ao tempo que lá ficou. Já o recrutamento externo é mais demorado, mais perigoso, porém traz novas formas de pensar, novas experiências e um currículo bem mais agregado do candidato que vem de fora da empresa.
Podemos observar que para os dois tipos de recrutamento há vantagens e desvantagens, por isso cabe à empresa decidir qual será o mais viável para ela. O tema recrutamento nos dá uma ideia de que é algo rigoroso, detalhado que confere condições especificas para o cargo que se deseja competir. E como diz Cleuber Pinheiro de Aquino “a melhor fonte de recrutamento de pessoal é a que atende a empresa sem ferir seus princípios de eficiência, custo e ética”.
O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. E requer um cuidadoso planejamento, pois, é fundamental para a empresa buscar candidatos competentes e qualificados independente de como eles chegarão, se é pelo recrutamento interno ou externo. Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa. Por isso, atrair pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz. Neste trabalho citamos a importância da necessidade do Recrutamento nas organizações, pois esse define claramente o perfil das pessoas que possam alcançar o sucesso. O recrutamento é importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação, ou seja, ele é importante mais não é determinante. Ele é eficaz na hora de atrair novos