Filosofia da ciencia
O objetivo desta atividade é trazer a história da reflexão humana, fazendo uma conexão com os fatores sociais e históricos. O homem é um ser pensante e suas reflexões são os fatores responsáveis por sua evolução.
IDADE ANTIGA * A idade antiga foi marcada pela cosmologia e pela mitologia. * A cosmogonia trata do nascimento dos deuses como principio de tudo, e que estes deuses com características humanas agem sobre os seres humanos em compatibilidade com o que lhe é oferecido. * A cosmologia racional procura a racionalidade constitutiva do universo através de um elemento constitutivo de todas as coisas.
COSMOLOGIA RACIONAL E COSMOGONIA MÍTICA * A cosmogonia trata do nascimento dos deuses como principio de tudo, e que estes deuses com características humanas agem sobre os seres humanos em compatibilidade com o que lhe é oferecido. * A cosmologia racional procura a racionalidade constitutiva do universo através de um elemento constitutivo de todas as coisas.
COSMOLOGIA RACIONAL Com a cosmologia, os elementistas (pré-socráticos) buscavam encontrar uma estabilidade ou entendimento das coisas em meio ao devir. Os elementistas buscavam um elemento simples que pudesse explicar e trazer compreensão à todas as coisas, achando um cosmo em meio ao caos. Demócrito foi o elementista de maior destaque, e encontrou o átomo como elemento básico do universo.
COSMOGONIA MÍTICA
Os mitos traziam os deuses como seres superiores ao homem, tudo o que ocorria de alguma forma estava relacionado à algum ato “divino”. Embora deuses, esses símbolos tinham características de homens comuns, Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança, eram alguns dos sentimentos humanos ao quais esses “deuses” apresentavam.
Zeus era o principal e mais poderoso desses deuses, e talvez o mais polêmico também.
GRÉCIA ANTIGA * A Grécia era a única região na qual a democracia existia, e suas pólis independentes interagiam comercialmente e