Psicanálise
“TEORIAS DA PERSONALIDADE”
Susan C. Cloniger.
Atividade: Perguntas do 2° Capítulo “Freud Psicanálise Clássica”
Acadêmico: Cássio Henrique Pimentel Silva
Professora: Raquel Brum.
Atividade por Raquel Brum:
“Boa Noite 2º Semestre de Administração,
Anexo, esta o capítulo digitalizado para leitura e escolha de 12 das 20 questões para serem respondidas e entregues digitadas (individual).
O prazo para a atividade será até o dia 06 de dezembro, lembrando que vale de 0 a 3 pontos”
Questões e Respostas :
1 – Descreva o que Freud reivindicava como revolucionário na sua Teoria da Personalidade :
R- A grande revolução segundo Freud seria indicar que não era a razão que governava o comportamento, mas sim emoções da infância que formaria impulsos de comportamento inconscientes, que em si mesmo não eram bons nem ruins mas poderiam ter ambos s efeitos. A Teoria fez com que após Freud nós duvidássemos de nossa razão consciente.
2- Explique o conceito de determinismo Psíquico:
R- O determinismo Psíquico, trata de tirar o foco das causas dos transtornos em limitações e anomalias físicas e identifica a causa como mental, parte intangível que pode ser a causa do transtorno, assim com o determinismo psíquico Freud inicia sua formação do que depois abrangeria toda a Psicanálise.
3- Descreva sucintamente o que se encontra nos níveis conscientes, pré-conscientes, e inconsciente da mente. Como podem ser comparados a um Iceberg ?
R- Freud descreveu três níveis de consciência e comparou os níveis a um iceberg onde somente uma pequena parte é visível sobre o mar, assim como a parte da consciência que podemos conhecer racionalmente é apenas a menor parte da consciência total, então a segunda parte que hora temos acesso outras vezes não é nossa parte pré-consciente, que participa ativamente da consciência e troca informações diretas com a consciência, assim como no iceberg há uma parte que de acordo com a