PSICANALISE
(2) um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e
(3) uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
5 A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica.
Ainda segundo o seu criador, a psicanálise cresceu num campo muitíssimo restrito. No início, tinha apenas um único objetivo — o de compreender algo da natureza daquilo que era conhecido como doenças nervosas ‘funcionais’, com vistas a superar a impotência que até então caracterizara seu tratamento médico. Em sua opinião, os neurologistas daquele período haviam sido instruídos a terem um elevado respeito por fatos químicofísicos e patológicoanatômicos e não sabiam o que fazer do fator psíquico e não podiam entendêlo.
Deixavamno aos filósofos, aos místicos e — aos charlatães; e consideravam não científico ter qualquer coisa a ver com ele.
Os primórdios da psicanálise datam de 1882 quando Freud, médico recém formado, trabalhou na clínica psiquiátrica de
Theodor Meynert
, e mais tarde, em
1885
, com o médico francês
Charcot
, no
Hospital Salpêtrière (Paris, França).
Sigmund Freud
, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos . Ao escutar seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da inaceitação cultural, ou seja, seus desejos eram reprimidos,