Processos de Negócios
Designam-se processos de negócio, ou processos organizacionais, ao conjunto de actividades organizadas, através da qual uma organização deve ser estruturada, com o objectivo de produzir valor (output) para os seus clientes.
Qualquer organização, pequena ou grande, constitui um sistema vivo, onde coexistem e interagem entidades (fornecedores, clientes, funcionários, produtos/serviços) e funções básicas (produção, marketing e vendas, contabilidade e finanças e recursos humanos). Cada uma destas funções/departamentos implicam múltiplos processos de negócio, que viabilizam determinado resultado.
No entanto, para que o sucesso da organização seja possível tem de haver uma boa gestão dos seus processos de negócio. É necessário identificar e planejar concreta e adequadamente essas tarefas, determinar a sua prioridade e descrever os respectivos procedimentos a fim de evitar perdas de tempo, repetição de tarefas, desmotivação e baixa de produtividade.
Nessa medida, processos de negócio devem funcionar alinhadamente uns com os outros e em relação a toda a estrutura organizacional, pois só assim poder-se-á atingir os objectivos, transversais a toda a organização – eficácia nos outputs, eficiência dos recursos e aumento de valor.
Processos de negócio são, portanto, atividades previamente estabelecidas que têm como objectivo determinar a forma como o trabalho é realizado numa organização. Constituem um conjunto de acções, relacionadas entre si de forma lógica e coerente a fim de promover um output favorável à organização(qualidade total e satisfação do cliente), tanto a nível interno como externo. Uma estrutura de processos de negócio mal concebida pode por em risco a eficiência e a eficácia de uma empresa através dos produtos e serviços que gere e disponibiliza.
Dada a similaridade das suas composições, "Função de Negócio" e "Processo de Negócio" são conceitos que frequentemente suscitam dúvidas entre as pessoas interessadas em formar