Redes
As redes de computadores tiveram origem no meio industrial onde sensores se comunicavam com um computador central;
As Redes de Computadores surgiram como uma necessidade evidente do estabelecimento de elos de comunicação entre computadores e demais equipamentos. As primeiras aplicações envolvendo a comunicação entre computadores estava voltada à utilização de periféricos, principalmente impressoras e terminais de usuários.
Década de 1960
•
Surgiram os primeiros terminais interativos, e os usuários podiam acessar o computador central através de linhas de comunicação.
Ai vieram os sistemas distribuídos (Década de 70 e 80)
• Houve uma mudança de paradigma:
• De um computador central de grande porte, partiu-se para a distribuição do poder computacional. • Foram desenvolvidos computadores menores ( minis e micros) de bom desempenho com pequena relação custo/beneficio.
Até o surgimento da internet na década de 90
Os objetivos das Redes de Computadores
1. Disponibilizar aos usuários, os recursos computacionais disponíveis, sem considerar a localização física do recurso e do usuário.
2. Barateamento de processamento.
3. Fornecer um meio de comunicação eficiente entre pessoas trabalhando distantes umas das outras. 4. Pequenos computadores tem uma taxa preço x performance melhor que os mainframes. Estes são mais ou menos 10 vezes mais rápidos que os micro-computadores, mas são mais ou menos
1000 vezes mais caros.
Conceitos básicos sobre Rede de Computadores
Redes de computadores é definida como um conjunto de equipamentos dispersos geograficamente e conectados através de pontos de conexão que permitem a troca de dados entre suas aplicações. Neste conjunto de equipamentos, encontram-se computadores, impressoras, terminais, base de dados, serviços de interconexão e outros periféricos
computacionais.