Processos de negócios
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÓPICOS DE INFORMÁTICA
PROCESSOS DE NEGÓCIOS
1. Conceito
Pode-se definir processo, como um conjunto de atividades que obedecem a uma sequência de etapas pré-estabelecidas e possui por objetivo a transformação de insumos em resultados, esses podem ser concretos (como materiais) ou abstratos (como entendimento e informação). Processos de negócios são grupos de operações distribuídas logicamente, determinando como as tarefas devem ser realizadas para a obtenção de êxito, garantindo melhores níveis de eficiência e eficácia, aperfeiçoando suas técnicas de produção, para uma maior qualidade de seus produtos ou serviços e consequentemente aumentando à satisfação dos consumidores, deleite, que seria o principal objetivo desses processos, a visão de agregar valor perante os clientes.
A principal característica dos processos de negócios é a interfuncionalidade, pelo fato de que apesar de alguns serem realizados exclusivamente por uma área funcional, boa parte dos processos de maior importância, ultrapassam os limites das unidades funcionais.
Vale salientar que a boa estruturação de um processo de negócio está relacionada à implantação de um sistema de informação (SI) condizente, visto que uma rede de informação com bom funcionamento permite a comunicação mais rápida, facilitando a tomada de decisão, pelo fato de que, os dados necessários para esta, podem ser adquiridos e atualizados com mais agilidade.
Em suma, processos de negócios seriam entradas transformando-se por um processo e se apresentando como saídas, ou seja, eles desenvolvem-se a partir de uma meta e retornam em resultados.
Figura 1. Definição de Processo.
2. Tipos de processo de negócios
Os processos de negócios se dividem em três tipos:
Processos Primários