PRocessos de fundicao
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Processos de Fundição
Pelotas, 2013.
1 - Introdução e Conceitos
Se acredita que na antiguidade quando pedras de minério de ferro que circundavam fogueiras, foram reduzidas pelo calor e em contato com a madeira carbonizada, este formou o primeiro metal e provavelmente foi ai que se descobriu o metal para uso em artefatos. O processo de fundição então evoluiu de acordo com a tecnologia e a necessidade da população. Muitos fatores contribuíram para a evolução da fundição, incluindo a necessidade de se fazer pecas pequenas e de diferentes geometrias assim como pecas muito grandes, assim demandando tecnologias para a fabricação de pecas de ferro fundido.
Nasceu então um sistema contínuo de fundição, que respondeu estas demandas, possibilitando uma produção rápida e de qualidade. Neste processo, atualmente muito difundido nos países desenvolvidos, é possível obter perfis e tubos de vários formatos, com propriedades uniformes e sem os defeitos inerentes à fundição convencional. Hoje em dia, existem vários processos de fundição, e dependendo da qualidade e da quantidade de de pecas a produzir poderá-se escolher o método de fundição adequado.
1.1 - Podemos então citar alguns conceitos e características gerais dos processos de fundição: Fundição: Processo metalúrgico de fabricação que envolve a fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do vazamento dos mesmos em moldes adequadas para solidificação e obtenção das formas sólidas finais requeridas.
A principal e talvez mais importante característica dos processos de fundição e a versatilidade, aonde a literatura descreve aproximadamente 40 métodos diferentes de obtenção de produtos fundidos.Destes, iremos abordar os mais usados e os mais importantes. Podemos agrupar estes em 5 grupos:
• Processos Convencionais de Moldagem: Areia verde, shell moulding, moldagem sem caixa;
• Processos de Fundição em Moldagem de