Resumo sobre rochas
Resultam do arrefecimento e solidificação do magma, As rochas ígneas podem conter jazidas de vários metais, como ouro, platina, cobre, estanho, etc., e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões mais profundas da crosta terrestre.
As rochas magmáticas podem ser: rochas plutônicas, intrusivas ou de profundidade – se o arrefecimento do magma foi lento e em profundidade (ex: granito) ou rochas vulcânicas, extrusivas ou de superfície – se o arrefecimento for rápido e à superfície (ex: basalto).
Sobre a textura as rochas magmáticas apresentam três tipos:
1. Quando o magma solidifica em profundidade, o arrefecimento do magma é lento e os cristais formados são bem desenvolvidos, bem visíveis a “olho nú”, apresentam uma textura fanerítica.
2. Quando o magma solidifica à superfície o arrefecimento do magma é rápido e os cristais formados são pouco desenvolvidos, pouco visíveis a “olho nú” apresentam uma textura afanítica.
3. Quando o magma solidifica à superfície o arrefecimento do magma é muito rápido e os cristais não se desenvolvem apresentam uma textura vítrea
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares resultam da acumulação de materiais resultantes de outras rochas, em desagregação física ou química; formam-se a partir da estratificação de sedimentos com origens diversas.
As rochas sedimentares formam-se, na superfície terrestre ou a pequenas profundidades, por um conjunto de processos geológicos que incluem duas etapas fundamentais:
• a sedimentogénese, em que ocorre a formação dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares - sedimentos ou detritos. A semimentogenese se divide em meteorização, onde ocorre a alteração química e física da rocha, erosão, que vai desgastar a rocha, o transporte, que vai ser responsável pelo movimento e a sedimentação onde ocorre a deposição dos materiais transportados
• a diagénese ou litificação, onde os sedimentos evoluem até formarem as rochas. A diagénese é divida em