Resumo sobre rochas
Resumo Sobre Rochas
Rochas Metamórficas
A origem de seu nome vem do grego (meta = forma, mórficas =mudança).
Entre os 03 (três) grupos de rochas, o grupo de rochas metamórficas é o de mais difícil compreensão, pois seus processos formadores desenvolvem – se em ambientes que não estão ao alcance da observação direta. As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
O metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações físicas e químicas sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra. As alterações ocorrem no estado sólido, pois a pressão é superior à temperatura. O metamorfismo se caracteriza pelo conjunto de adaptações mineralógicas e texturas que as rochas preexistentes sofrem, quando sujeitas a condições de pressão e de temperatura diferentes das que presidiram à sua formação.
FATORES METAMÓRFICOS
Os principais fatores que determinam o resultado final da transformação é a composição mineral e a textura da rocha metamórfica é:
Temperatura
A temperatura aumenta com a profundidade. Quando ocorre uma intrusão magmática, o calor vai superaquecer as rochas encaixantes, assim as rochas ficarão submetidas a temperaturas que provocarão diversas alterações, embora essas temperaturas não sejam suficientes para fundir as rochas. A temperatura vai favorecer as reações químicas entre minerais aumentando assim a vulnerabilidade das rochas que serão sujeitas a pressões.
Pressão
Como o processo designado por metamorfismo que ocorre no interior da terra, as rochas encontram-se em diferentes profundidades, desta forma são sujeitas a