Resumo sobre rochas
Aquelas que se originam na atmosfera terrestre, sempre ligada a aspectos climáticos de cada região. Atuam desgastando o relevo e por isso identificada como forças esculturais.
Etapas:
1. Promove a desagregação das rochas, dividindo-as em pedaços menores.
Intemperismo / alteração da rocha (Físico):
Intemperismo químico:
Reações químicas promovem a decomposição dos minerais constituintes das rochas. É intenso em áreas quentes e úmidas.
2. Transporte (chuva e vento) 3. Sedimentação: processo final, sempre ocorre em regiões baixas e na maioria c/água. Ígneas / magmáticas: formadas pela solidificação do magma, diretamente pelas forças endógenas. Apresentam grande resistência ao desgaste e sustentar os relevos mais elevados. Sedimentares: originados nos processos de sedimentação, ou seja, da solidificação dos sedimentos retirados de outras rochas pelas forças exógenas. Formam as bacias sedimentares e apresentam baixa resistência aos processos de intemperismo.
TIPOS DE ROCHAS Metamórficas: são formadas pela transformação de outras rochas através de altas temperaturas e pressões. Apresentam forte dependência das forças endógenas.
ESTRUTURAS GEOLÓGICAS Da contraposição entre as forças externas e internas, surgem as estruturas de relevo. São os grandes corpos rochosos que sustentam as formas da superfície. Há três tipos de estruturas: Crátons (escudos cristalinos/ maciços antigos) formados pela solidificação do magma, com rochas ígneas. Bacias sedimentares. Dobramentos (orogênese): antigos possui minerais metálicos e não são tão altos, predomínio de rochas metamórficas, os dobramentos modernos não tem no Brasil. FORMAS DE RELEVO Planaltos: áreas que estão sendo desgastadas pelas forças endógenas. Solo: parte superior da estrutura rochosa que foi alterado Laterização : Os minerais metálicos se formam a partir desse processo, forma concentrações de mineral maciços pela