paleonto
Ciências Biológicas
Autoria: Ana Paula Gomes de Oliveira
Revisão de Geologia – Aula 1
A Terra tem aproximadamente 4,5bi de anos e o que vivenciamos dela hoje são resultados de profundas transformações que ainda ocorrem lentamente e continuamente no decorrer do tempo.
Sedimento: Qualquer material sólido que tem a capacidade de se depositar. Os sedimentos enquanto sólidos, são transportados mecanicamente, já existem. O transporte químico é formado com íons e só depois de solidifica.
A deposição ocorre graças à gravidade, pois a força física básica de sedimentação age sobre o sedimento.
O sedimento é dividido em etapas, sendo estas: erosão que é a quebra, o transporte que pode ser químico ou mecânico por agentes geológicos (água, vento, gelo)
Diagênese: Transformações que o deposito sedimentar sofre após uma deposição. É o ato de transformar o material inconsolidado em rocha, que também pode ser denominado de litificação. Transformação do material inconsolidado em rocha.
As Rochas sedimentares são formadas a partir de uma rocha pré-existente a partir da compactação e/ou da cimentação dos fragmentos produzidos. Tais rochas são classificadas em clásticas, que são as rochas que são constituídas por clastos
(fragmentos) ou químicas que formadas pela precipitação de radicais salinos, produzido pelo intemperismo químico. Essas rochas são importantes para a
PALEONTOLOGIA, ciência que estuda os fósseis e a formação destes, pois elas são formadas pela compactação de sedimentos que demoram muitos anos para se compactar. E cada camada de sedimentos formados, é uma era geológica de clima e vegetação diversificada, podendo também algum organismo zoológico ou botânico ter sido soterrado em alguma dessas camadas.
Objetivos e Princípios da Paleontologia – Aula 2
Estudar organismos que ficaram registrados em rochas sedimentares, onde ocorre a fossilização, que viveram em épocas passadas. Desde os pequenos organismos até