Condições para veiculação de uma campanha publicitaria
O consumo da publicidade é uma questão bem relativa se considerarmos seus objetivos e seus efeitos sobre a vida das pessoas. Mas antes de entender todo esse processo, é importante destacar a base deste trabalho bem como seu significado e objetivo.
O que é publicidade? Qual sua importância e o seu objetivo? Em que condições ela deve chegar ao publico? Como produzir uma campanha publicitária? São questões técnicas e básicas que todo bom publicitário precisa saber para desenvolver uma boa campanha.
Segundo SANT’ANA, a Publicidade deriva de publico (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia. Já a Propaganda deriva do latim propagare que significa reproduzir por meio de mergulhio, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Seria a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos. O termo foi usado pela primeira vez nesse sentido pela Igreja Católica com a intenção de propagar a fé católica.
A publicidade surgiu no século XIX, ainda no inicio da revolução industrial. Hoje tal efeito se resume dessa evolução como um fenômeno econômico social. As concepções sobre os termos Publicidade e Propaganda também sofrem distinções quando aos seus significados. Quando surgiu, seu papel era basicamente promover a comunicação informativa entre vendedor e comprador. Ela refletia o conceito de seriedade e honestidade de que desfrutava o vendedor e assumia um caráter de garantia de qualidade da mercadoria e conveniência de sua aquisição. Devido a sua produção em serie em decorrência da Revolução Industrial, o consumo que agora se tornou um fenômeno universal, fez com que as relações de mercado se transformassem, ou seja, a produção que era destinada a uma pessoa, em especial, estendeu-se a toda a