Estudos de Apoio a Publicidade
I. INTRODUÇÃO
I.1. Apresentação do tema
O presente trabalho intitulado “Estudos de Apoio a Publicidade”, pretende trazer uma abordagem teórica, conciliada a um estudo prático, para perceber que pesquisas são levadas a cabo pela agência de publicidade para medir e ou garantir a eficiência e ou eficácia da publicidade no seio do publico-alvo1. O tema está inserido no âmbito das ciências de comunicação e informação, onde se integra o estudo da publicidade.
O mesmo encontra sua relevância pelo facto de quase sempre todas peças publicitárias passarem pela fase dos pré-testes e serem aprovadas para a sua veiculação nos média, porém, não atingem sempre os objectivos desejados, acabando algumas delas sendo banidas da comunicação social por ferirem sensibilidades. Portanto o presente trabalho pretende, também, perceber até que ponto os resultados das pesquisas publicitárias são relevantes?
Os conceitos de estudo/pesquisa, publicidade, eficiência e eficácia remetem a uma abrangência que faz com que hajam muitos autores a defini-los. Por essa razão, houve a necessidade de se procurar perceber os mesmos e os conceitos associados de modo a atingir os objectivos almejados no estudo.
I.2. Objectivos do trabalho
I.2.1. Objectivo Geral
Identificar os principais tipos de pesquisa feitas pela agência de publicidade no processo de idealização, produção e veiculação das peças publicitárias.
I.2.2. Objectivo Específicos
Perceber a relevância ou importância da pesquisa publicitária;
Distinguir claramente a eficiência da eficácia publicitárias;
Analisar um caso prático (spot da Laurentina), no qual o grupo fará uma reconstituição quase fiel dos estudos feitos pela agência.
I.3. Metodologia
Quanto à metodologia usada no presente trabalho, recorreu-se primeiro à consulta bibliográfica, de forma a identificar as obras a usar no mesmo e posteriormente fez-se a compilação e digitação dos dados obtidos e por fim procurou-se um estudo de caso como forma de