trabalho
Os micro-organismos contagiosos podem se originar de fontes endógenas, como a flora comensal endógenas da qual o paciente é portador, ou de fontes exógenas, como aquisição recente através de objetos animados ou inanimados dentro do hospital.
Vários fatores podem influenciar na ocorrência das infecções hospitalares, tais como a fonte de infecção, o agente infeccioso, a via de transmissão, a susceptibilidade do hospedeiro e o meio ambiente.
Temos como fontes imediatas de micro-organismos infecciosos no hospital as pessoas, ou seja, funcionários do hospital, visitantes e pacientes que tenham doença clínica, portadores assintomáticos.
Além desses, estão os fômites, que são objetos inanimados, exceto os alimentos, consistindo em material e equipamentos médicos tais como móveis, cobertores, umidificadores, equipamento de anestesia, medicamentos e soluções. Estas últimas podem ser soluções de uso endovenoso contaminado por bactérias ou fungos, sangue e seus derivados contaminados por vírus. Incluem-se também os alimentos e água contaminados por micro-organismos, como por exemplo, Salmonella ou Shiguella. Os animais ou insetos constituem igualmente fontes importantes de contaminação (AGUIAR; LIMA; SANTOS, 2008).
Com relação aos agentes infecciosos, há muitas espécies ao qual o paciente fica exposto durante a hospitalização. A probabilidade de infecção resultante dessa exposição depende em parte da espécie de agente patogênico, da sua resistência aos agentes antimicrobianos administrados ao paciente, da sua virulência e número introduzido no paciente. Dependendo do método de transmissão e dos fatores hospedeiros, qualquer micro-organismo pode ser patógeno (AGUIAR; LIMA; SANTOS, 2008).
Os micro-organismos podem ser transmitidos dentro de o ambiente hospitalar por uma das