resumo de psicodinâmica das cores
JHOVANA CATHARINA MALAQUIAS MIRANDA
BELEM-PA
MARÇO 2014
Jhovana Catharina Malaquias Miranda
RESUMO DE PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO
Resumo de psicodinâmica das cores em comunicação como requisito para a obtenção da nota do primeiro registro da disciplina Cores e Formas.
Professora: Melissa Barbery
BELEM-PA
MARÇO 2014
As cores influenciam o ser humano e seus efeitos tantos de caráter fisiológico como psicológico intervém em nossa vida, criando alegre tristeza, exaltação ou depressão atividade ou passividade, calor ou frio etc. As cores podem produzir impressões sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção na consciência e em nossos impulsos e desejos.
Explicar o que representamos com a cor e por que representamos é um problema muito mais complexo do que aparenta. De fato, a cor está amplamente relacionada com os nossos sentimentos aspectos psicológicos ou mesmo tempo em que sofre influencia da cultura tornando-se símbolo, alem dos aspectos puramente fisiológicos.
Apesar de a maior parte das pessoas não terem consciência disso tampouco da carga simbólica da cor, todos nós , quando nos deparamos com cores “positivas” e bem combinadas ,reagimos favoravelmente e nos deixamos levar pela atração que elas exercem sobre os nossos sentidos.
A historia do homem integra, de fato, esse importante aspecto e sua recordação se perdem nos tempos. As cores desde o começo da historia, lembramos aqui apenas as civilizações mais antigas, como china, índia, Egito e outros, que sentiam na cor um profundo sentido psicológico e sócio - cultural.
Ao longo dos séculos grandes artistas usam as cores com forma de expressão e transformação de valores sensuais, culturais e revolucionários. Assim está ligado com a troca de sensibilidade do homem, objeto e