Processo de fundição
A Fundição do ouro é um método de fusão do mesmo que visa a liquefação a altas temperaturas e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação para que seja formado um lingote e assim ser possível trabalhar o ouro, a prata ou outro metal.
Características de fusão do ouro e formação do lingote
Para a fundição do ouro é necessário os metais adequados, o ouro fino, de 24 k encontra-se disponível para venda a 99,9% (1000 milésimas ou 24 k), no entanto o ouro puro é demasiado mole para o fabrico de Jóias. Por esse motivo, é necessário juntar ao ouro puro (24k – 1000 milésimas) uma liga que o ajude a ter a resistência necessária que permita o uso diário sem que fique demasiado riscado e deformado. A maioria das ligas comercialmente utilizadas são baseados no sistema de junção de ouro-prata-cobre.. As ligas Au-Ag-Cu (ouro-prata-cobre) apresentam uma baixa pressão de vapor e, portanto, não apresentam uma volatilização insignificante nas temperaturas de fundição normal em torno de 1200 ° C. Ouro puro – 1.070° centígrados Prata – 961° centígrados
Fundição do OURO, pesagem dos metais e preparação do cadinho para fundição passo a passo
Para iniciar o processo de fundição do ouro, é necessário saber sobre as ligas do ouro para que se possam fazer os calculos exactos da quantidade de ouro e outros metais a acrescentar para executar o processo de fundição do ouro.
[pic]
Para formar um lingote de ouro de 18k – 700 milésimas e de 19.2k – 800 milésimas é necessário os metais que verificamos na imagem à esquerda.
Etapas para a fundição do ouro
• Pesagem
• Preparação do cadinho
• Colocar os metais no cadinho
• Processo de fundição em si
• Vazamento
• Decapagem
• Laminação
Abaixo estão apresentadas as ligas para fundição de ouro de 18k e de 19.2k (liga de ouro de lei portuguesa). OURO 18K – 750 Milésimas Para fa zer um lingote de uma